Dr. João Paulo Mangussi Costa Gomes

Otorrinolaringologista – CRM-DF 18063

O Dr. João Paulo Mangussi é natural do interior de São Paulo, da cidade de Jundiaí. Aos 7 anos de idade, mudou-se com sua família para Brasília-DF, onde cresceu, fez amizades e formou-se médico pela Universidade de Brasília (UnB). Após graduar-se como um dos melhores da sua turma e cumprir um ano de serviço militar obrigatório, mudou-se para São Paulo-SP, onde cursou sua Residência Médica em Otorrinolaringologia na Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM), de 2012 a 2015. Durante esse período, foi o primeiro residente do Departamento e um dos poucos residentes daqueles anos a concluir o Mestrado Profissional Associado à Residência Médica (MEP AREM), consagrando-se Otorrinolaringologista e Mestre ao mesmo tempo.

Nesse mesmo ano recebeu a premiação de 1o colocado na prova de Título de Especialista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico Facial.

Ainda em São Paulo-SP, fez uma especialização em Rinologia e Cirurgia Endoscópica da Base do Crânio, com o internacionalmente renomado Prof. Dr. Aldo Stamm. Essa oportunidade abriu portas para o Dr João, que então decidiu fazer um research fellowship em Cirurgia Endoscópica da Base do Crânio no então mais famoso e pioneiro centro nesse tipo de cirurgia do mundo, a Universidade de Pittsburgh, em Pittsburgh-PA, EUA. O Dr. João aproveitou o período nos EUA para estudar, revalidar seu diploma nos Estados Unidos e aplicar para um clinical fellowship em Rinologia. Foi aprovado para o Sydney Rhinology Fellowship, em Sidney na Australia, onde teve a oportunidade de aprender com grandes mestres da Rinologia mundial, como o Prof. Dr. Richard Harvey e o Prof. Dr. Ray Sacks. Em 2020, em meio a pandemia do Coronavirus, decidiu voltar para o Brasil e mudar-se com sua família para Brasília-DF, onde planeja deixar suas raízes crescerem e sua árvore dar frutos. Desde então, integra o seleto time da Clinica Nakanishi, uma das referências de excelência em Otorrinolaringologia na Capital Federal e região.